Em meio ao clima de natal, dezembro também pode revelar surpresas desagradáveis no boletim escolar dos filhos. Nos casos onde o aluno é reprovado e repete o ano escolar, muitos pais ficam sem saber o que fazer. O R7 foi atrás de especialistas que contaram qual a melhor atitude a ser tomada nesta situação.
Para a psicopedagoga Neide Noffs, professora do curso de educação da PUC São Paulo (Pontifícia Universidade Católica), O primeiro passo é pensar sobre o motivo que levou a reprovação.
— Antes de falar com o filho, os pais precisam lembrar se estiveram presentes e o que aconteceu durante o ano, se ele não estudou, se não entendeu, sofreu algum problema pessoal como a morte de alguém, se mentiu para os pais. Depois disso, conversar com o estudante, não para punir, mas pensar numa nova rotina e fazer um combinado para o ano seguinte.
Quando o aluno mentiu para os pais e não foi para a escola todos os dias, Neide afirma que não se deve dar mais um voto de confiança à instituição de ensino que não comunicou essa ausência.
Em alguns casos a mudança de escola pode ser a chance de começar de novo. A psicopedagoga diz que vale a pena mudar para uma escola menor quando a atual esta muito difícil e o aluno não entende o que é passado.
— Você sabe que essa é uma boa opção quando ela parte do próprio aluno. É bom mudar o grupo de amigos, o ambiente. Isso revigora, tira o rótulo e dá a chance dele se tornar um bom aluno.
Já para o professor da rede estadual de São Paulo Matheus Lima, muitas vezes a repetição é uma forma de punição da escola.
— A criança é punida por não seguir os parâmetros que a escola estabeleceu, mesmo que eles não façam sentido para os alunos. Não é feito nenhum tipo de trabalho para descobrir por que ele repetiu. No ano seguinte o estudante vai carregar a culpa de não ter feito aquilo antes. Sou contra a repetência.
Todos os especialistas entrevistados criticaram a punição e orientaram os pais a buscar um diálogo com o filho. A professora da rede municipal de Diadema Adriana Silva, afirma que é preciso conversar com o estudante e questionar qual o projeto de vida dele.
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