31 de outubro - Dia do Saci

Saci-PererêExiste um movimento no Brasil para que o dia do Halloween, que se comemora hoje, 31 de outubro, tenha sua importância diminuída nas escolas e seja substituído pelo Dia do Saci. A justificativa é de que o Dia das Bruxas, tipicamente norte-americano, não tem nada a ver com nossos costumes.

A comemoração da data no país teria sido iniciada nas escolas de idiomas estrangeiros e hoje está instituída em praticamente todas as escolas particulares e públicas, fazendo com que as crianças comemorem sem saber o quê. O Saci, sim – defendem seus ‘observadores’ – com seu jeito carismático e brincalhão, é genuinamente nosso e tem vasto conteúdo a ser explorado.

O Dia do Saci, em contraponto ao Halloween, já é instituído e comemorado oficialmente em várias cidades do país. Devemos resgatar as lendas do folclore para se tornar uma comemoração das tradições brasileiras, e a escolha do mesmo dia do Halloween é proposital.

O objetivo é mostrar às crianças que o país também tem seus mitos. As escolas poderão fazer pesquisas e institutos serão incentivados a adotar a filosofia do Saci; na carona, virão com ele todas as figuras do rico folclore infantil brasileiro.

Pelo que se tem conhecimento, o Dia do Saci é comemorado oficialmente em São Luiz do Paraitinga, onde surgiu a ideia, em São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes, todas no interior de São Paulo; na capital São Paulo; em Vitória, no Espírito Santo; em Fortaleza e Independência, no Ceará; e Uberaba, Poços de Caldas e, provavelmente, Guaxupé, em Minas Gerais.

http://www.horizontems.com.br/noticias-ler/31-de-outubro-dia-do-saci/1229

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.

O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.

Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinho vermelho.

A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.

Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.

Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.

Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm

0 comentários:

Postar um comentário